O ferro de passar é um dos itens mais utilizados no dia a dia, principalmente para quem trabalha com roupas ou precisa manter a apresentação pessoal sempre em ordem. Porém, com o tempo de uso, é comum que o aparelho acumule sujeiras e resíduos que podem prejudicar seu desempenho. Por isso, neste artigo, vamos ensinar como limpar ferro de passar de forma correta e eficiente.

Antes de começar a limpeza, é importante desligar o ferro da tomada e aguardar até que esfrie completamente. A seguir, siga os passos abaixo:

1. Limpeza externa

Utilize um pano úmido, preferencialmente macio, para retirar qualquer sujeira visível na parte externa do ferro de passar, tomando cuidado para não molhar as áreas elétricas ou os orifícios de vapor. Se o aparelho estiver muito sujo, você pode adicionar um pouco de sabão neutro na água para ajudar na limpeza.

2. Limpeza interna

Para remover a sujeira que se acumula dentro do ferro de passar, é preciso utilizar uma mistura de água e vinagre. Misture partes iguais de água e vinagre em um recipiente e coloque a mistura dentro do reservatório de água do ferro.

Em seguida, ligue o ferro na temperatura mais alta por alguns minutos, pressionando o botão de vapor algumas vezes para que a mistura saia pelos orifícios de saída de vapor. Isso irá ajudar a dissolver os resíduos que estão dentro do ferro e ajudará a prevenir o acúmulo de calcário.

3. Remova o excesso de resíduos

Após o processo anterior, é normal que a mistura de água e vinagre deixe alguns resíduos no ferro de passar. Para remover esses resíduos, você pode utilizar um pano úmido e macio para esfregar as áreas afetadas, tomando cuidado para não danificar a superfície do aparelho.

4. Limpe o fundo do ferro

O fundo do ferro de passar é a parte que mais entra em contato com as roupas, e por isso pode acumular muita sujeira e resíduos. Para limpá-lo, você pode fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e água e utilizar uma esponja macia para esfregar a superfície.

Esse processo ajuda a remover manchas e sujeiras que não saem com a limpeza tradicional, deixando o ferro de passar como novo. Depois de esfregar, basta enxaguar com um pouco de água e secar com um pano macio.

5. Retire o excesso de água

Por fim, para evitar vazamentos de água e garantir um melhor desempenho do ferro de passar, é importante retirar todo o excesso de água que tenha ficado no reservatório. Para isso, basta ligá-lo na temperatura mais baixa e deixá-lo esfriar completamente antes de guardar.

E pronto! Com essas dicas de como limpar ferro de passar de forma fácil e eficiente, você poderá manter seu aparelho sempre funcionando como novo, sem comprometer sua durabilidade e desempenho. Vale lembrar que esses procedimentos devem ser realizados periodicamente, de acordo com a frequência de uso do ferro de passar.

Por fim, lembre-se: nunca utilize materiais abrasivos ou produtos químicos agressivos para limpar o ferro de passar. Além disso, evite utilizar água da torneira diretamente no reservatório do aparelho, uma vez que a presença de impurezas e calcário pode prejudicar o desempenho da máquina. Utilize sempre água destilada ou filtrada para garantir um melhor resultado e maior vida útil do aparelho.

 

Dr. Estofado oferece os melhores serviços para todos os seus estofados (sofá, cadeiras, poltronas, almofadas, colchão, travesseiros, cabeceiras, cadeiras de escritório, carpetetapeteveículos e outros), como o processo exclusivo Dr. Clean (limpeza e higienização) e Dr. Safe (impermeabilização e blindagem).

Peça Já um Orçamento Grátis e Sem Compromisso: Orçamento Agora

 

[elementor-template id="3419"]